16/10/2008

Aprendendo a Orar.


Demorei a postar sobre como orar Jesus orava , mas, aqui estou, e vou escrever um pouco sobre pesquisas que fiz.

Suma importancia somar informações, quem as tiver, favor deixar em comentário, será muito bom!

Aprendendo a Orar

Maravilhado pela maneira como Jesus Cristo orava, um dos seus discípulos pediu-lhe que os ensinassem a orar, como Joao Batista havia ensinado aos seus discípulos (Lc. 11:1). Jesus entao lhes ensinou a oração conhecida como "Pai Nosso" (Mt. 6:9-13 ; Lc.11:2-4)

O que fará a oração ser respondida é a maneira correta de orar. A oração deve ser feita para agradecer a benção recebida, cada instante da nossa vida, como também, para pedir por nós mesmos ou interceder pelo nosso irmão, por uma causa impossível, por uma situação considerada insolúvel e dificil de reverter;

Os Herós da fé* conheciam os princípios que faziam as suas orações serem produtivas e operantes. Usando estes princípios eles venceram reinos, praticaram a justiça.

Alcançaram promessas, fecharam a boca de leões, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram e puseram em fura exércitos. O segredo sao os princípios da oração.

1 - O Que É Oração ?



No Dicionário Almeira - "A oração é uma proximação da pessoa a DEUS por meio de palavras ou do pensamento, em particular ou em público".

Há uma grande diferença entre orar e rezar.
Rezar é repetir várias vezes determinadas palavras ou frases de um credo.
Os católicos e algumas seitas, principalmente as orientais, fazem uso dessa pratica, Orar é mais que isso. Orar é conversar, é falar livremente com DEUS sobre tudo que está no coração, quais sejam: as alegrias e tristezas, as vitórias e frustrações, as petiçoes e agradecimentos, etc.

Oração é um canal de comunicação aberto e livre com o Pai Celestial, que liga a terra ao céu, o impuro ao Santo, a criatura ao Criador. é conversa com DEUS que tem o poder para mudar qualquer situação considerada impossível. Ela gera um poder extraordinária. Quando o crente ora o céu se abre, DEUS se debruça no parapeito da janela do céu, para ouvir o clamor da "coroa da sua criação".

O homem orgulhoso, arrogante, cheio de si, auto-suficiente e "senhor" dos seus próprios atos, que acredita em sua força e inteligência para resolver os seus problemas, esse, segundo ele mesmo diz, não prescisa de DEUS. Para ele o Senhor não é poderoso o suficiente para ajuda-lo (quando esse mesmo ser pobre de espirito acredita que existe DEUS) nas suas conquistas e realizaçoes. uma pessoa assim, nao busca DEUS em oração, e muito menos crê no poder da oração.

Entretanto, há muitos evangélicos que, também, subestimam o poder da oração... Oram pouco e quando oram... Alegam estres que nao querem incomodar a DEUS com seus problemas, estão sem tempo, ou Deus nao ouve as suas orações, porque demora a resposta chegar e/ou nen tem justificativa por que nao oram.. no meio cristão sempre ouvimos um ditado muito verdadeiro que diz assim... "muita oração, muito poder; pouca oração pouco ou nenhum poder"

Apesar de tudo que a oração representa para o crente, nao poucos os que sabem fazê-la. Certamente existe uma maneira correta de fazer aquilo que DEUS considera oração.
Os Herois da fé* sabiam como faze-la, por isso foram vitoriosos em suas decisões e empreitadas.
Voce já sabe que fazer a oração que move a mao do Senhor e faz com que o poder celestial opere em seu favor?

Caso nao saiba ou queira aprender mais, aqui vão algumas dicas que descobri.

2 - Etapas Essenciais Da Oração.


Consegui para esse post 6 etapas essenciais da oração, que DEUS leva em consideração.. caso surja mais adiciono ao post.. isso só depende de você! :D

1° Adoração - Adoramos ao Senhor pelo o que Ele é, e nao pelo oque pode dar ou fazer. Portanto, a primeira postura de quem busca o Senhor em oração, deve ser um adorador, pois, todo filho de DEUS é um adorador, mesmo na prova.

2° Comunhão - Temos comunhão com DEUS, através da prática diária da oração, que nos faz intimo dEle. Pela prática da oração nos aproximamos, cada dia mais do Pai e nos tornamos íntimos dEle. Esta intimidad e é qe faz a diferença, TODA diferença.

3° Gratidão - Deve ser parte sempre presente na nossa oração, por causa da infinita e eterna misericórdia do Senhor, que "é a causa de não sermos consumidos", por tudo que quanto ele tem feito e fará em nossas vidas.

4° Confissão de pecados e de faltas cometidas por ação ou por omissao, suplicas para ser perdoado e de ter condiçoes para perdoar, deve ser ouvidas por DEUS no momento da oração.

5° Petição pessoal relacionada a tudo que gira a sua volta ( Lar, Família, Trabalho, Escola, Igreja, Ministétio, Relacionamento, etc.). O sucesso, ou seja, o atendimento pelo Senhor, desta parte da oração, está intimamente, ligada a confissão, se ela foi sincera e com real arrependimento e quebrantamento, certamente, o Senhor a ouvira, como sempre ouve toda e qualquer oração, e atenderá.
Mas ... (sempre tem um mas =P) como todo bom pai julga a atual situação dos seus filhos antes de dar qualquer 'presente', o nosso Pai Celestial, tambem julga nossa situação antes de dar qualquer benção. . . ele está ancioso para derramar chuvas de bençãos sobre sua vida, mas acredite, se ele der tudo que voce quer, voce esquecerá dEle.
Ame-o acima de todas as coisas, respeite os seus mandamentos e preceitos,
busque verdadeiramente a DEUS e viva como Jesus Cristo, o mas (confie nisso) Ele fará.
A vontade dele é livre e soberana. tenha fé!!!

6° Intercessão - Finalmente o momento da intercessão, que é pedir pelos irmãoes em Cristo, pelos amigos, pelos pastores, lideres da igreja por suas lutas, problemas e dificuldades, como tambem agradecer as vitórias alcançadas por eles.

3 - Onde e Quando Orar?



Cultivar um relacionamento profundo com DEUS só é possível se voce separar um moento para estar a sós com Ele em oração e com a palavra.
(Leia Dt 17:19-20)

Observaçoes:

a) Estabeleça um horário - Faça disto um compromisso inadiável!!! voce pode se perguntar: - Mas, como separar tempo com tantas coisas pra fazer no meu dia?
Defina o que é a prioridade.
Prioridade é aquilo que tem maior peso em suas atividades.
Se DEUS for essencial, voce investirá tempo diário em comunhão a sós com Ele, Caso isso nao ocorra, ficará claro que DEUS nao é essencial.

Jesus gostava de orar pela madrugada (Mc 1:35 ; Pv 8:17);
Daniel tambem tinha horários específicos para orar (Dn 6:10);
Davi preferia as manhãs (Sl 5:3). Seja qual for a sua preferência, mantenha rigorosamente este propósito, pois fará grande diferença em sua nova caminhada com Cristo.

b) Tenha um lugar adequado por estar a sós com DEUS - O local deve ser privativo, onde voce esteja a sós com DEUS para ouvir a Sua voz. Jesus Se retirava a fim de estar com o Pai (MC 1:35; Lc 5:16; 6:12)



CONCLUSAO


Por mais que o homem seja justificado, honesto, bom, cheio de unção e de misericórdia para com o seu próximo, nao tem, mesmo com essas qualidades, condições de chegar até DEUS. Este homem prescisa de um mediador, ou seja, de alguem que seja o elo, a ponte entre ele e DEUS. Esse alguém existe, e esteve entre nós, viveu entre nós e por nós morreu. Porém, a morte não o reteve, pois Ele venceu a morte, ressuscitou dentro os mortos e voltou para os céus, para junto ao PAi Celeste, onde ele a tua, agora, como nosso advogado, nosso intermediário, batalhando junto ao Criador nosso DEUS, as nossas causas, ele é Jesus,O Cristo. E, somente através dele, as nossas orações chegam até ao trono da Graça e esse acesso é instantâneo, sem qualquer impedimento, por causa do nosso Salvador. (Leia: Rm 8:26,27)




Pense: Quanto tempo você já tem investido em oração???

Para a oraçao ser respondida dependerá da sua comunhão com DEUS...
A qualquer momento de perigo, peça em pensamento que DEUS desca anjos dos altos céus para te guardar e lutar contra o inimigo.. e te livrar de qualquer adversidade...

Fiquem com DEUS.

Que com esse post, DEUS tenha tocado ao coração de quem leu dando importância a essas palavras falando sobre a grande arma que está ao nosso alcanse a todo instante; A Oração.

DEUS OS ABENÇOE, LIVRE E GUARDE.
AMÉM.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é. APDSJ Queridos. Gostaria de dizer que antes de qualquer palavra destinada a Deus, deve haver remissão de pecados. Pois este é uma parede de aço que impede-nos de entrar na presença de Deus e com obtenção do perdão dos pecados, chegamos a presença do todo poderoso e expressamos nosso desejo de cura e dependência dele e toda vontade e dele e não nossa. Ele é o Sennhor e nós os servos.